sábado, 2 de agosto de 2008

Já vai tarde, ministro

.

Este blog congratula-se com a saída de Gilberto Gil do Ministério da Cultura. Nada contra a pessoa do ministro, e muito menos contra a atuação do ministério, à qual, pelo pouco que acompanhei, só tenho elogios.

Por exemplo, foi muito boa a política do ministério de des-centralizar as iniciativas culturais. Afinal, a cultura brasileira vai muito além do Rio-São Paulo. Houve também ótimas iniciativas para democratizar a cultura, como por exemplo toda a discussão que foi feita em torno das possíveis mudanças na Lei do Audiovisual. Obviamente esta é uma questão que envolve escabrosas disputas de poder, e que portanto têm de ser resolvidas em nível hierárquico superior ao do MINC. Mas pelo menos o setor da cultura iniciou uma discussão com participação da sociedade. Outro fator muito importante foi o engajamento pessoal do artista-ministro na discussão sobre direitos autorais e o apoio ao projeto Creative Commons.

O que me contrariava na gestão de Gilberto Gil era o fato de ele querer ser um ministro-cantor. São duas ocupações excludentes, nas quais ocorrem muitos tipos de conflitos de interesse. É nítido e claro que, mais do que um serviço público prestado à cultura nacional, a atuação de Gil no ministério serviu principalmente como veículo de divulgação e incremento de sua carreira artística, principalmente no exterior. Aliás, o próprio ministro admite isso, e aponta o incremento da carreira como motivo para deixar o cargo, coisa que ele já vem tentando fazer desde 2006, mas sempre ficando mais um pouco a pedido do presidente Lula.

Assim, se o verdadeiro executivo da pasta ficar mesmo no cargo, o Brasil só tem a ganhar. Só espero que o ministério não entre como cota de alguma de negociação política mesquinha como sempre acontece neste governo (não mais do que nos anteriores).

.

Um comentário:

Sonia Regly disse...

André ,
Seu blog é muito bom, vou linká-lo. T~em uma interessante postagem sobre o Bálsamo para a ferida do Rei.Apareça por lá!!!! Sua visitinha é uma grande honra!!!!