sábado, 9 de maio de 2009

Tudo sobre o Brasileirão 2009, palpites e uma enquete

.

Daqui a pouco começa o Brasileirão 2009, que tem tudo para ser o melhor dos tempos recentes.

Acho que o melhor guia disponível é esse especial do Lance! que está nas bancas.

Reportagens sobre a história do campeonato brasileiro desde 1971, escritas por Roberto Assaf, autor de um livro que parece muito interessante sobre o assunto. Somente uma equipe dedicada conseguiria compilar tantos dados com tanta precisão de detalhes.

Por exemplo:

1) O São Paulo é o time com mais pontos ganhos. 1719 pontos em 982 jogos, com aproveitamento de 58,3% (p. 18). Este levantamento é feito com base na pontuação atual, de 3 pontos por vitória (durante muito tempo a vitória no brasileirao valia 2 pontos).

2) A defesa menos vazada ente os clubes com mais de 300 jogos disputados é a do Internacional, que tomou 994 gols em 985 jogos - média de 1,009 gols sofridos por jogo.

3) O ataque mais eficiente é o do São Paulo, com 1537 gols em 982 jogos, média de 1,56 gols marcados por jogo.

4) O maior artilheiro da competição é Roberto Dinamite, com 190 gols. Pela wikipedia descubro que ele jogou em 19 campeonatos (1971-1989).

Além disso, há um levantamento das maiores surpresas de cada campeonato, e um comentário das polêmicas de cada decisão.

Além desse minucioso trabalho histórico o guia tem uma reportagem sobre cada clube participante. Percebo que foi mais difícil levantar informações sobre a situação atual dos clubes do que sobre a história do torneio. Sinal de que os clubes talvez ainda não dêem o devido respeito à imprensa e aos seus torcedores - o que não é nenhuma surpresa no Brasil.

--X--

Ano passado eu tentei fazer minha cobertura independente do Brasileirão. Obviamente, não me dedico só a isso. Portanto a cobertura aqui neste blog fica limitada a comentar os poucos jogos que assisto, de preferência aqueles do Coritiba F.C. que assisto no glorioso Couto Pereira. Além disso, dedico-me a dar palpites furados e inevitavelmente errados, como você pode ver aqui.

Então, para não perder o costume, vou exercitar minha capacidade futurológica para o torneio deste ano.

São três candidatos ao título.

O primeiro é o São Paulo. O atual tri-campeão não desmanchou o time e mantém o mesmo técnico. Uma máquina que vem funcionando bem e que será a referência para todos os outros clubes que querem conseguir alguma coisa mais significativa. O que pode atrapalhar um pouco é o interesse do time em voltar a ganhar a Libertadores da América. Quanto mais longe for no torneio continental, mais se atrapalha no Brasileirão.

O segundo é o Internacional. Como no ano passado, começa a temporada com o time mais forte do país. A grande ameaça é a janela de transferências européia. Ano passado o clube desmontou sua equipe no meio do ano. Mesmo tendo conseguido substitutos à altura, perder Rafael Sobis, Fernandão, Yarlei, Alexandre Pato, Tinga causaria estragos em qualquer equipe. Os novos valores estão bem entrosados, e o desempenho colorado no campeonato gaúcho e na Copa do Brasil está mostrando sua força.

O tri-campeonato do São Paulo está servindo para demonstrar a importância da continuidade, do planejamento. Manter um treinador por várias temporadas, manter a mesma base do elenco, revelar novos valores, reforçar o elenco com contratações acertadas, fazer um bom trabalho na parte financeira e de marketing. Ou seja, no sistema de pontos corridos não dá mais para ganhar o campeonato em cima da hora. Ou joga bem o ano todo ou está fora. Um provável título do Internacional serviria para colocar outra questão em público: a relação entre o clube e o torcedor. Uma administração transparente e uma torcida organizada (no bom sentido da palavra) e muito participativa (quase 100 mil sócios) são pontos importantíssimos para fazer avançar o futebol no Brasil. E são qualidades que o São Paulo não tem. Nesse sentido, seria muito útil ao país um tri-campeonato do Internacional.

O terceiro candidato ao título é o Cruzeiro. O primeiro campeão brasileiro dos pontos corridos, o Cruzeiro vem mantendo uma base sólida desde 2003. Com a vantagem de ter se livrado da praga luxemburguense. O desempenho no campeonato mineiro e na Libertadores mostram a força do time para esse ano.

Não tenho nenhum medo de dizer categoricamente que os três ganharão as vagas da Libertadores 2010. Só não me arrisco a dizer qual dos três será o campeão. O desempenho dos três na fase dos pontos corridos mostra que são os melhores clubes do Brasil na atualidade:


2003 2004 2005 2006 2007 2008
São Paulo 11°
Cruzeiro 13° 10°
Internacional 11°

Além disso, o São Paulo foi campeão continental e mundial em 2005 e vice continental em 2006, quando o Inter ganhou os dois títulos internacionais.


Quem tem chances de disputar a 4ª vaga na Libetadores 2010?

O Grêmio, vice-campeão do ano passado, tem um complicador. Tem fortes chances de ganhar a Libertadores esse ano, e não tem fôlego para ser competitivo nos dois torneios. Acho que não fica entre os quatro melhores deste ano.

O Ronaldo, digo Corinthians, pode ser um candidato forte. Aliás, Ronaldo "está virando o que todos desejavam e muitos - como eu - não acreditavam: um Romário tamanho 2,5 litros, um novo gênio do minimalismo futebolístico." É o que diz o Marcelo Damato no texto Ronaldo, o enganador.

Quem mais se habilita? O Luxemburgo está com a validade vencida, não consegue nem ganhar o paulista mais. O Palmeiras este ano vai ficar limitado por este fator.

Os clubes cariocas são a bagunça de sempre. Podem ser como podem não ser. Flamengo, Fluminense e Botafogo tem bom elenco e bons treinadores. Mas até quando? O Flamengo, por exemplo, não paga salários desde janeiro. O Marcelinho Paraíba já veio para o Coritiba por conta disso. O Vasco é o único que está seguro como favorito para vencer a Série B.

Se perder para o Palmeiras na Libertadores e puder se concentrar no Brasileirão, o Sport pode ser uma zebra a correr por fora. Já demonstrou que tem qualidade. Times medianos que podem surpreender de alguma forma são também o Coritiba (quiçá eu esteja errado, e o Renê Simões consiga sair campeão com essa massa amorfa que tem em mãos), o Atlético MG, o Vitória, o Santos e o Atlético PR. Ou não. Se depender da minha torcida o rubro-negro paranaense não escapa de cair este ano.

Os favoritos para jogar a Série B em 2010 são: Avaí, Barueri, Náutico, Santo André e Vitória. Mas gente com capacidade de fazer trapalhada e assumir o posto de algum desses aqui existe de sobra em todos os clubes, menos nos 3 favoritos.

--X--

Como não me furtei a fazer meus palpites, convido o leitor a fazer o mesmo.

Para isso o blog está abrindo sua já tradicional enquete do Brasileirão. Veja como foi a do ano passado, proposta aqui (já em meados do campeonato) e analisada aqui.

Desta vez vou incluir todos os clubes, já que o campeonato ainda nem começou e, pelo menos em tese, todos podem ser campeões.

Só gostaria de lembrar que não é torcida, é palpite "científico". Começo dando o exemplo: o primeiro voto é o meu, e não vai para o meu time (Coritiba), mas para o Internacional.

--X--

Tem mais.

A Série D vai ser uma anomalia daquelas que só a CBF é capaz de fazer.

Série B não é campeonato, é classificatório. Mesmo assim vou arriscar os classificados: Vasco, Bahia, Paraná e Atlético GO.

A cobertura aqui vai ser meio precária. A melhor de todas, não tenha dúvidas, vai ser mais uma vez a que fará o Impedimento.

Leia também o ranking do futebol brasileiro que estou fazendo de forma independente aqui no blog:

Um ranking do futebol brasileiro (I) - Taça Brasil1958-1969

Um ranking do futebol brasileiro (II) - Campeonato Brasileiro 1971-1979

Um ranking do futebol brasileiro (III) - Campeonato Brasileiro 1980-1989

e em breve:

Um ranking do futebol brasileiro (IV) - Campeonato Brasileiro 1990-2002

Um ranking do futebol brasileiro (V) - Campeonato Brasileiro 2003-2008

e mais Copa do Brasil, Roberto Gomes Pedrosa, Estaduais, Libertadores, Mundial, etc, etc, etc. No fim do ano poderei dizer com certeza quem é o maior time brasileiro de todos os tempos.

.

3 comentários:

Rodrigo Cardia disse...

Eu tentei votar no Inter na enquete, mas meu gremismo falou mais alto...
Mas aproveitando que o post é de futebol: qual o cara que tu achas que foi o PIOR jogador do Coritiba em todos os tempos?
É algo interessante de descobrir: eu ouvi muitas vezes o meu pai (que é colorado) falar num tal de Oyarbide, uruguaio que jogou no Grêmio na década de 60. Dizia que o cara era absurdamente ruim, a ponto de virar sinônimo de perna-de-pau em Porto Alegre. Eu duvidava, até descobrir jornais que falavam exatamente isso!

fabio poletto disse...

Bom, eu concordo plenamente com as análises do campeonato feitas pelo sagaz blogueiro, acho que o Internacional tem equipe pra ganhar o Brasileirão, seguido de Cruzeiro e São Paulo...
mais: creio que o colorado ainda fatura a Copa do Brasil, com direito a uma semifinal entre Inter e Coxa... é esperar pra ver...
quanto aos rebaixados, pela ordem: náutico, avaí, santo andré e galo. É isso!

André Egg disse...

É Rodrigo,

o Grêmio está na disputa também.

Não sei dizer quem teria sido o pior jogar do Coritiba de todos os tempos, mas comecei a assistir jogos no estádio recentemente, na fase em que o time caiu e ficou dois anos da segundona. Pude perceber que o jogador que a torcida mais pegava no pé era o volante Capixaba, mas eu não acho ele tão ruim.

Fábio,

acho mesmo que pinta uma semi-final entre Inter e Coritiba e sinceramente o Coritiba não tem chance. Seria uma zebra, mas eu vou estar lá torcendo no Couto Pereira.

O Inter tem tudo para conquistar a tal "tríplice-coroa" que o Cruzeiro foi o primeiro a conseguir em 2003: estadual, brasileirao e Copa do Brasil.